quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aqueles velhos amigos...

Outro dia, andando pela cidade,onde não andava há mais de cinco anos, encontrei um colega de escola! Foram quatro anos estudando juntos, na mesma sala, morando no mesmo bairro, e quase vizinhos de rua.Natural como sou, sorri abri os braços para acolher o passado, rir um pouco,matar saudades, de outros colegas que até já se foram, um que cometeu suicidio, outro que morreu de overdose, uma que morreu de lupus, dois acidentados, alguns que mudaram para outros estados, das que casaram e os maridos ciumentos nem deixam a gente chegar perto...outros tantos de quem nunca mais se ouviu falar...Matar saudades de professores, vivos e mortos...parei na calçada por onde vinha e o colega ia em direção contraria...ele me olhou com ar indiferente, esquivou-se, pela lateral esquerda, quando pronunciei seu nome... A....!!!. Sou eu o Flôr! Fomos vizinhos, fizemos o Ginásio juntos, na Escola Industrial! Lembra-se ...?
- Sim, eu me lembro! Passar bem! -respondeu e se foi. Na direção contrária, em que eu ia, pela calçada e pela vida! Engraçado que passo por ele constantemente, mas sempre na direção contraria.
Encontrei outro... na época de estudante, era um jovem desocupado, que vivia pela praça, "cerrando" cigarros e lanches, não estudava, não trabalhava, não fazia nada, além de estar no meio dos estudantes, conversando e brincando, perturbando...bebia, fumava se drogava...vivia internado,e depois de bons periodos de abstinencia, voltava a fumar, beber e se drogar...quando o encontrei, pela ultima vez tinha acabado de sair de uma internação...há mais de 15 anos que não nos viamos...não eramos amigos, não tinhamos nada em comum, além de morarmos na mesma cidade... nunca conversamos mais que algumas minutos... estava sentado na praça, quando me viu passar...abriu um sorriso largo, deixou os seus olhos brilharem emocionados e disse:
-Flor que prazer em te encontrar! Há muitos anos queria te ver.Quase morri rapaz...mas ainda estou vivo!
Lembra-se de mim?
-Sim , claro que me lembro.você é o Paulo!
- Isso.Queria  te encontrar pra dizer um muito obrigado...
- Por?????
-Por nunca ter deixado de ser meu amigo, mesmo quando eu estava bebado...
Eu olhei para ele, abracei-o, ali no meio da praça...e disse:
-Muito obrigado por dizer que as poucas vezes que falei com voce tem para você o valor da amizade...
Segui pensando no meu infeliz colega, sempre na direção contraria da vida...caminhando pela opção da solidão social.
Jcflor.010




Um comentário:

  1. Muito legal esta sua Historia! Realmente aqueles que achamos ser nossos amigos,não o são...e aqueles que nem imaginamos que tocamos com alguma palavra de que nem lembrávamos mais,se torna nosso Grande amigo!

    ResponderExcluir